Pudins

Pudim de pão

O sucesso das sobremesas também está no bom aspeto que apresentam e como tal, servimos este pudim de pão decorado a rigor para receber as “Boas festas”!

Ingredientes:

650 g de açúcar
600 g de miolo de pão de véspera
1 litro de leite

1,5 dl de água
1 estrela de anis
1 pau de canela

3 cravinhos
4 ovos
5 gemas

50 g de fruta cristalizada
água, fios de ovos, pérolas prateadas, bagos de romã e laranja cristalizada q.b.

Preparação:

1 – Leve ao lume 150 g do açúcar e uns salpicos de água. Deixe cozinhar até obter um caramelo claro. Verta-o na forma e faça-o escorrer de forma a forrar todo o seu interior; reserve.

2 – Esfarele o miolo de pão de véspera e coloque-o numa tigela. Junte-lhe o leite e deixe embeber. Num tacho, coloque o açúcar restante com a água, a estrela de anis, o pau de canela e os cravinhos. Deixe ferver por um minuto, retire e deixe arrefecer um pouco.

3 – À parte, misture os ovos com as gemas e envolva a calda de açúcar com as especiarias, mexendo sem parar. Passe tudo por um passador de rede e junte ao preparado de pão. Adicione também a fruta cristalizada picada.

4 – Verta este preparado na forma caramelizada e leve ao forno a 180º C, em banho-maria, durante uma hora e 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Corte o pudim em fatias e sirva-as em forma de coroa, decorada com fios de ovos, pérolas prateadas, bagos de romã e laranja cristalizada.

Fonte: www.impala.pt

Veja  Aprenda a fazer pudim de pão à portuguesa

Related Articles

Back to top button
Close